segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Mahatma Gandhi


Mahatma - Grande alma

Bapu - Pai


Ontem vi este filme sobre Gandhi (interpretado por Ben Kingsley) e confesso que fiquei envergonhada... por não saber nada sobre isto...

Claro que já tinha ouvido falar, no nome, na marcha do sal, nos jejuns e tinha uma vaga noção de que tinha sido assassinado. Mas nunca me interessei verdadeiramente pelo assunto, pelo que nunca soube ao certo a grandeza dos actos deste grande homem que apenas muito poucos conseguiram compreender.


Não sabia também que o Paquistão resultava da independência da India e por conseguinte da divisão entre Muçulmanos e Hindus (mais uma divisão motivada pelo medo, pela ignorância, pela incapacidade de tolerância).


E afinal este homem simples, apelava apenas à não-violência. E é irónico que alguém que parou por duas vezes confrontos extensos e graves numa India, com 360 milhões de habitantes, apenas jejuando, apenas com a força da sua própria vida, com a vontade que terceiros tinham que ele vivesse, é irónico que tenha sido assassinado a tiro!


Ok, eu sei que os filmes são histórias romanceadas (sim, dei-me conta disso com o Top Gun!) mas para alguém como eu que considera apaixonante o sistema de castas tradicional da sociedade Indiana, foi um bom ponto de partida para queres saber mais sobre a obra deste homem.


Este é apenas o meu insignificante contributo escrito.


5 comentários:

tiago disse...

E a entrecampos paga isso! E o burro sou eu??!! lol

trigolimpofarinh@mparo disse...

Alguém me chamou???

Nota: alguém já me viu de óculos??? Parece que tenho uma ligeira semelhança física com o sujeito em assunto.

tiago disse...

Pensando bem... não, tu de óculos pareces é um gandim!! eheheheh

trigolimpofarinh@mparo disse...

[Sorriso]

Tu queres ver, ó sô Tiago, que levas com o meu cajado à Gandi!!!

tiago disse...

Um conselho, vão ao youtube e vejam os B.V. de Mafamude, tá simplesmente lindo!

Pás pás e amor na Terra!