sábado, 11 de outubro de 2008

Crónica de uma morte anunciada...

de Gabriel Garcia Marquez

"...acho um livro extraordinário, até pela forma como se faz graça há volta de uma tragédia. É uma história que podia acontecer em Portugal." Rui Moreira, in Expresso, Revista Única, 11.10.08

Eu também acho.
É, aliás, o meu livro preferido de todos. Uma crónica, como o nome indica, de uma morte realmente anunciada, por tudo e todos, numa trama em que apenas o protagonista não sabe que vai morrer.
Um único dia na vida de Santiago Nasar, de quem não ficamos a saber quase nada, a não ser o facto de que os irmãos de Angela Vicário, os gémeos Pedro e Pablo, querem matá-lo, vão matá-lo e matam-no. Muito embora até os próprios tenham anunciado a sua intenção de o matar, talvez de forma a serem travados a tempo?! Os gémeos acham que não têm qualquer alternativa, pois Angela, acusa Santiago de a ter desonrado.
Não há apresentação do narrador, ninguém sabe quem conta a historia, quem desonrou Angela Vicário permanece também um mistério insoluvel, se Pablo e Pedro queriam realmente matar Santiago é outra das coisas não clarificadas, apenas há uma certeza desde o inicio: a morte de Santiago Nasar. Aliás, a sua morte anunciada desde a primeira linha do livro:

"No dia em que iam matá-lo, Santiago Nasar levantou-se às 5:30 da manhã para esperar o barco em que chegava o bispo."

É impressionante, tal como o final, que claro termina com a sua morte, narrada de forma absolutamente descritiva, tanto que até que se consegue imaginar à frente dos nossos olhos.

Leiam, meus amigos, leiam muito, muitinho!
Jinhos

4 comentários:

tiago disse...

Esse senhor escreveu mesmo: "... faz graça há volta de.." no Expresso??????? Deve ser escritor portanto! lolol

xein disse...

ele tem esperança que a tragédia exista e volte mesmo!!!! :P

quanto ao livro, é realmente BOM!!! mas eu sou suspeita....


sente-te.... assim pah... FELIZ!!! ;)

Helena disse...

Muito bom esse livro...
Por falar nisso já o encontras-te?

Beijinhos

Morgainne disse...

Pois, já o encontrei e agora é o 227 que o tem! Já sabes como eu sou, os meus livros andam sp a saltitar... lol!