sexta-feira, 29 de agosto de 2008

À amiguita Xein…



“… só tenho uma rosa e 3 vulcões que me dão pelo joelho e um dos quais está extinto. E pensava que era rico!”


Curioso. Comprei e vi antes de ontem o DVD do Principezinho… é um tanto ou quanto pateta em termos de filme… mas é tão ternurento… e tem uma mensagem tão simples... para mim é simplesmente… dedicar tempo e compreender… ser tolerante… e eu, às vezes (só às vezes hã!) sou tão intolerante… sempre ansiosa… sempre a exigir… enfim, nada é perfeito. :-)
Cá vão dois excertos, da raposa pois claro. Porque é o mais lindo, o mais emocionante e o mais patetinha do filme! Não vos deixo a citação habitual do “o essencial é invisível aos olhos” porque essa já é tão obvia que até chateia… e mesmo assim poucos a aprenderam…

“…
- Há caçadores nesse teu planeta? Perguntou a raposa
- Não.
- Que bom! E galinhas?
- Também não, respondeu o principezinho.
- Nada é perfeito, suspirou a raposa.”

“…
A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:
- Por favor... cativa-me! disse ela.
- Eu bem queria, disse o principezinho, mas não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer alguma coisa. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!”

“…
- Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que fez a tua rosa ser tão importante, disse a raposa
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela tua rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.”


Eu depois empresto, prometo!

Beijinhos cativantes

1 comentário:

xein disse...

:)

é lindo, ternurento, verdadeiro, simples, cativante, generoso... e todos podemos ser assim não é minha amiga?...


beijinhooossssss!!!!!!!!!!